Google processa consórcio Rockstar
O Google acionou a justiça contra o Consórcio Rockstar, liderado pela Apple, Microsoft, BlackBerry, Ericsson e Sony que comprou as patentes da Nortel por USS$4,5bi em julho de 2011, na ocasião o Google perdeu o lance do leilão por US$100mi.
O motivo da ação judicial é devido a ameaça à plataforma Android, principalmente na linha de dispositivos Nexus, portanto a gigante da web, quer que o tribunal declare que as empresas que usam o seu sistema operativo móvel não infringem qualquer patente, de modo a evitar futuros processos.
Em novembro, o Consórcio Rockstar acionou a justiça contra o Google e todos os fabricantes Android (com exceção da Sony, membro da Rockstar) acusando-as de infringir cerca de 7 patentes envolvendo software, interface e algorítimos de busca que ajudam a unir termos de pesquisa com anúncios relevantes, de onde vem mais de 90% dos lucros do Google.
No processo o Google reagiu chamando literalmente o Consórcio de patent troll e pondo toda a culpa na Apple: "[O grupo] Rockstar não produz nenhum produto e não põe em prática nenhuma patente”. “Ao contrário, a Rockstar tem um time de engenheiros em Ontário, no Canadá, que examinam produtos bem-sucedidos de outras companhias para encontrar qualquer coisa que a Rockstar poderia usar para exigir e extrair licenças para suas patentes sob a ameaça de litígio."
Veja o processo na íntegra:
0 comentários:
Postar um comentário