A Microsoft já iniciou a contagem regressiva para o fim do suporte do Windows XP e Office 2003 em seu site. "Isso significa que você não irá mais receber atualizações, incluindo atualizações de segurança, para Windows XP da Microsoft. O suporte para o Microsoft Office 2003 também será encerrado nessa data".
Fim do Suporte para o Windows XP
Mas agora, a Microsoft iniciou uma campanha global de conscientização para fazer que as pessoas que ainda utilizam o Windows XP e, principalmente clientes corporativos, atualizem o sistema operacional, que perderá o suporte técnico em 8 de abril deste ano. Embora as atualizações de segurança sejam mantidas até o próximo ano, é muito importante a troca do sistema operacional por um Windows mais novo.
"No nosso ponto de vista, existem riscos significativos para os consumidores e as empresas com ameaças virtuais e softwares maliciosos, que muitas vezes são ativados pelo programa ilegal. Nossa equipe presta muita atenção nos riscos de segurança que nossos clientes irão enfrentar, caso não se atualizem", comenta, em nota, Andrés Rengifo, diretor para América Latina da unidade de crimes digitais e propriedade intelectual da Microsoft.
Segundo a Microsoft está na hora de investir seus recursos no suporte a tecnologias mais recentes, para que possam continuar oferecendo experiências novas e excelentes. Por este motivo, após abril de 2014 não haverá mais assistência técnica para o Windows XP, nem mesmo atualizações automáticas que ajudam a proteger o computador. O Microsoft Security Essentials também não estará mais disponível após esta data.
O que significa o Fim do suporte para o Windows XP?
Ainda assim, após o término do suporte seu computador continuará funcionando, mas ficará vulnerável a vírus e riscos de segurança.
Com o avanço da tecnologia nos últimos doze anos e consequentemente, com o crescimento das ameaças digitais no mesmo ritmo, a Microsoft já lançou versões mais modernas, desse modo, deixando o Windows XP desatualizado, porém os golpes cibernéticos estão cada vez mais eficientes, exigindo assim, um sistema operacional atual e com atualizações periódicas.
As PMEs devem atualizar seus computadores
A questão é que 20% dos computadores usam a versão do Windows XP aqui na América do Sul, inclusive alguns dos principais bancos do Brasil. Desse modo, os clientes corporativos que não atualizarem para um sistema operacional mais moderno ficará vulnerável a falhas de segurança e ataques cibernéticos, deixando não só os dados das empresas em risco, mas também o alto custo a que esses dados poderão acarretar.
Quando lançado o Windows XP tinha excelentes características anti-malware e de segurança, porém nos dias atuais com o avanço da tecnologia não são mais suficientes para defender informações sigilosas de empresas. Por isso torna-se muito importante a atualização dos software operacional para uma versão mais moderna e segura com atualizações de segurança periódicas. A Microsoft incentiva a migração para a versão 8.1 do sistema operacional, o Windows 8, segundo a Microsoft é 6,5 vezes menos capaz de ser infectado por malwares do que o Windows XP.
"Se as PMEs atualizarem seus computadores com o Windows 8.1, os riscos serão reduzidos e o potencial para crescimento e produtividade irá crescer, hoje temos uma variedade de dispositivos que contam com um sistema operacional moderno, rápido, confiável e seguro”, finaliza Andrés Rengifo, diretor para América Latina da unidade de crimes digitais e propriedade intelectual da Microsoft.
Saiba mais sobre como sua empresa pode atualizar para uma nova versão do sistema operacional da Microsoft com o fim do suporte para o Windows XP em http://bit.ly/Modernize-se.