Casa inteligente controlada pelo iPhone
Seu iPhone poderá em breve tornar-se a chave para a sua casa inteligente. Segundo o site Financial Times, a Apple pode está se preparando para entrar no setor de automação residencial. A gigante planeja lançar software que permitirá utilizar um iPhone para controlar a iluminação da casa, os sistemas de segurança, e outros aparelhos em sua Worldwide Developer Conference, em 02 de junho. A Apple irá permitir que outras empresas fabriquem produtos projetados especificamente para recursos da casa inteligente controlada pelo iPhone, com certas limitações de privacidade e controles de qualidade que serão necessários para todos esses produtos, bem como aqueles em seu programa existente Made for iPhone. Não está claro como a funcionalidade de automação iria ser acessada, mas o FT relata que as luzes de uma casa, por exemplo, poderão ser capaz de ligar-se automaticamente quando alguém entrar com um iPhone pareado pela porta da casa.
A Financial Times não disse exatamente se o iPhone irá permitir que todos esses recursos sejam acessíveis em dispositivos já existentes, ou se só vão trabalhar sobre os próximos. O FT sugere que, como alguns analistas previram, o próximo iPhone poderia incluir NFC, o que pode ser um método de ativação de recursos para casa inteligente. Outras opções que permitem que os dispositivos existentes possam acessar esses recursos incluem Apple iBeacon, que a Apple e outros varejistas têm vindo a utilizar em todo o ano passado, para detectar e pingar iPhones quando eles estão dentro de sua faixa, ou Wi-Fi, embora Wi-Fi não tem sido tão comumente encontrado em todos os produtos casa inteligente como se pode imaginar.
A WWDC
Naturalmente, o FT observa que a Apple pode ser caprichosa e o que vai mostrar na WWDC da próxima semana estão sujeitas a alterações. Espera-se que a Apple mostre o iOS 8, que acredita-se que deve incluir uma série de novas aplicações e que também podem incluir esses recursos de automação residencial, bem como a próxima versão do OS X, que é relatada a apresentar um novo design no estilo simples e colorido do iOS 7.
O WWDC, evento anual da Apple para desenvolvedores, começa na próxima segunda-feira em São Francisco, na Califórnia. O CEO Tim Cook e sua equipe devem fazer os anúncios mais importantes na sessão de abertura.
Novas categorias de produtos
A Apple começou a expandir o iOS em novos locais no início deste ano com o lançamento de CarPlay, seu painel no carro, iniciando uma batalha com o Google e a Microsoft. Recursos de casas inteligentes colocaria a Apple em novo território contra o Google - que adquiriu Ninho e seu termostato inteligente e o detector de fumaça no início deste ano - e empresas como a LG e a Samsung, que na verdade vendem eletrodomésticos, como máquinas de lavar e geladeiras mas também têm trabalhado com telas sensíveis ao toque e conectividade por vários anos. Ainda segundo o Financial Times a Apple vem conversando com esses fabricantes de eletrodomésticos e o objetivo é certificar alguns deles para que ofereçam produtos compatíveis com o novo sistema. Até agora não houve uma maneira simples de controlar "casas inteligentes" - só se sabe que vai ser uma tarefa difícil para a Apple entrar nesse mercado, mas os controles de construção em seu sistema operacional amplamente utilizado seria um bom começo.
Se a notícia for confirmada, a gigante de Cupertino estará seguindo os passos de seus rivais. O Google, em janeiro, pagou 3,2 bilhões de dólares pela Nest, fabricante de termostatos e detectores de fumaça domésticos que trabalham conectados em rede.
0 comentários:
Postar um comentário