Ao ser entrevistado no Evento Vanity Fair Summit, o Chefe de Designs da Apple, Jony Ive teve um posicionamento muito duro quando questionado sobre os fabricante de smartphones, cujo dispositivos tem forte semelhança com o iPhone, como a Xiaomi.
Eu não vejo isso como elogio, eu vejo isso como roubo, e é preguiçoso
Agora em entrevista ao Economic Times, o Vice Presidente de Mercados Internacionais da Xiaomi, Hugo Barra, respondeu ao comentário de Jony Ive dizendo que há holofotes desnecessários sobre a empresa chinesa e que outras empresas também estão usando uma linguagem de design similar ao que a Apple usa. Ele cita as bordas chanfradas no Mi 4, o que causou bastante controvérsia e também aponta para o Alpha Galaxy, que também tem um projeto similar.
Ele também diz que na indústria é difícil para uma empresa reclamar a propriedade sobre qualquer tipo de linguagem de design. Para dirigir em seu ponto, ele diz:
Se você olhar para o iPhone 6, vai ver que o iPhone 6 vem utilizando a linguagem de design que tem sido usada em torno de um tempo. O iPhone 6 está usando linguagem de design que a HTC tem tido por 5 anos.
Barra também evita o problema, culpando a explosão de Ive em seu temperamento artístico.
Designers têm que ser apaixonado, eles têm que ser emocional, que é de onde vem a criatividade", disse Barra. "Eu esperaria Jony ser ainda mais agressivo do que era em responder a esta pergunta. Jony é uma das pessoas mais elegantes na indústria. Eu aposto qualquer coisa que ele não disse a palavra Xiaomi em sua resposta. Ele está falando em geral sobre como ele se sente, que é o que eu esperaria de qualquer designer de classe mundial.
Fonte: Economic Times