News!

Bill Gates e Zuckerberg vão ensinar programação de graça na web

Iniciativa dos grandes nomes da tecnologia


Com o intuito de levar o conhecimento da linguagem de programação ao maior número de usuários no mundo de forma rápida e simples, nasceu a parceria entre Bill Gates e Mark Zuckerberg, grandes nomes da tecnologia, através da ONG Code.org, organização sem fins lucrativos, tem o objetivo de fazer com que os cursos de informática sejam mais relevantes nas escolas, ambos os ícones da tecnologia darão aula sobre o assunto durante a campanha "Hour of Code", evento programado para os dias 9 a 15 de dezembro.

O evento irá acontecer durante a Semana da Educação da Ciência da Computação, em escala mundial. "A Hour of Code", hora do código em tradução literal, será uma aula introdutória, com pretensões em "desmistificar o código e mostrar que qualquer um pode aprender o básico e se tornar um criador, um inovador", diz Gates, que segundo informações do site The Verge, também irá participar de uma teleconferência com os alunos.

Créditos: Reprodução

Presenças confirmadas


O evento, isto é, a Conferência para ser mais exato, tem previsão de atingir até 10 milhões de pessoas. Algumas das presenças já confirmadas para o evento são, Bill Gates, da Microsoft, Zuckerberg, do Facebook, Jack Dorsey, do Twitter e Gabe Newell, da Valve. Considerando os pesos pesados na indústria backing Code.org – Google, Amazon, Microsoft e LinkedIn, Jack Dorsey, do Twitter, Dropbox, bem como apoio financeiro da Yahoo, Apple, Eletronic Arts e Zinga essa meta pode ser muito bem atingida. Os educadores que participarem da organização do evento, ganharão 10GB de armazenamento Dropbox como cortesia, escolas dos EUA, também receberão um conjunto de Laptops, limitados a 50 conjuntos, e uma outra variedade de prêmios para os participantes.


As aulas

Os executivos darão aulas de programação nos dias do evento, que estarão disponíveis na internet podendo, portanto, ser completadas em smartphones, tablets ou até mesmo no modo off-line. Code.org não está apenas limitado as Escolas, desse modo, incentiva que as comunidades e as empresas participem. A ideia e que qualquer pessoa com idade entre 6 e 80 anos possam se envolver, pois todo conteúdo funciona de modo a permitir que cada pessoa aprenda do seu ritmo, sem que tenha ao menos experiência prévia no assunto.

Um das aulas introdutórias ensinarão, por exemplo, desde o desenvolvimento de cartões animados até quebra-cabeças para mostrar os princípios básicos da programação. Em entrevista para o evento de lançamento em San Francisco, Partovi, investidor anjo, disse: "Nós queremos puxar para trás o véu sobre esta arte negra magia negra de código que separa você de Mark Zuckerberg,".

A iniciativa


Code.org

De acordo com a Code.org, o número de vagas na área de tecnologia aumenta cada vez mais, em ritmo três vezes maior que a quantidade de alunos formado em Ciências da Computação. Além disso essa é uma das carreiras mais bem pagas no mercado de trabalho. A expectativa é que até 2020, um milhão de vagas não sejam preenchidas, apenas nos estados unidos. Com esse intuito, surgiu a Code.org, tendo em vista a defasagem na relação entre o crescimento deste mercado e o número de pessoas a atuarem nele.

Os interessados em participar do programa devem se cadastrar no site do evento.

0 comentários:

Postar um comentário